-->

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A indeterminação como estratégia de dominação

Certa feita, quando perguntado sobre como é o socialismo que o PT está trabalhando para implantar no Brasil, Luis i-Néscio respondeu com as brilhantes palavras: "É algo que ainda não sabemos o que é, mas que pode ser algo muito grande". Essa frase é perfeita, porque, ao ser completamente vaga e inexpressiva, deixa o campo da significação em branco para que cada militante petista o preencha da forma que bem entender, da forma que sua própria imaginação mandar. Sendo vago, o Partido estará sempre resguardado de frustrar qualquer que seja a expectativa. Analisemos a frase:

01) Há uma repetição do sintagma "algo", que é um termo desprovido de qualquer significado. É muito fácil reconhecer a confusão mental e o baixo nível de inteligência de uma pessoa. Basta contar quantas vezes ela se utiliza de léxicos de significado nulo, tais quais "algo" e "coisa". Pessoas burras sempre recorrem a essas palavras pois essa ausência de significado se reflete como manifestação literal da própria ausência de pensamento que lhes habita a caixa craniana. 

02) O único dado objetivo que a declaração revela é exposto de forma involuntária: a confissão pública de que o país está, de fato, à deriva: "é algo que não sabemos o que é".

03) Buscando arrematar a declaração com algum esboço de tentativa de traçar alguma ideia aproximada daquilo que ele de fato não sabe (porque não estudou, mas conhece tudo de "ouvi falar"), seu autor encerra-a com um enunciado sobre o tamanho do "algo que ele não sabe o que é": "esse algo pode ser muito grande". Não obstante o fato de que o trecho informa apenas uma remota possibilidade ("pode"), por sua vez, "muito grande" é o ápice da indeterminação, já que só se pode mensurar (atribuir o adjetivo "grande" ou "pequeno) o aspecto dimensional de um objeto ou circunstância comparando-o com outro de mesma natureza. Mas essa comparação é inexequível, porque a natureza da circunstância comentada é confessadamente indeterminada ("não sabemos o que é"), o que transforma todo o enunciado em um encadeamento de palavras que não dizem absolutamente p* nenhuma.

Episódio virou meme

Eu estou contando esse "causo", poque a página "Este é um idiota útil" teve a brilhante ideia de trabalhar o que destrinchei aqui na forma de um meme. Essa página mal começou e já está com ótimas postagens! Parabéns para os administradores! E, por favor, não parem! Eu, na qualidade de criador de conteúdo para uma página de Facebook com a mesma temática, bem sei que é preciso muita criatividade para produzir várias peças diferentes usando o mesmo conceito e fazendo variações mínimas na mesma imagem. Dentro de dessa limitação, a margem de criação fica restrita ao texto, que precisa ser excelente. Segue o link para a peça à qual me refiro. Sem dúvida alguma, essa é uma das 10 melhores de 2013. Portanto, cliquem na imagem abaixo, para irem até a página original, e "curtam" a peça, incentivando seus criadores a continuarem esse belo trabalho.